quarta-feira, 30 de abril de 2008

Fragmento de um exercício de zoografeia

ab inicio:

o ovo. no início era o canto verbal dos pássaros. couraças leves de longas cotovias. os pássaros e a pele pernoitavam em uníssono. do canto desnudo precipitaram-se calcárias praias. algas e guelras. pálpebras e peixes. peixes que eram falésias fluviais construindo o corpo de frestas dos corais. devagar adormeciam nos dias os libérrimos cavalos. as crinas ao sol. o trote da sede. cavalos de vento no lugar dos lábios. a gazela dos instantes inchavam nos olhos de gelo dos tigres tardios. cinturas de cio. gatos brancos de pierre bonnard juntavam-se ao jogo e ao grito. o ciclorama da noite acrescentava os galos.

intermezzo:

açougues de assombro até à amestrada náusea: o circo. o elefante e a memória do início bocejam nas jaulas. os papagaios duplicam vozes de palhaços duplicados nas gaiolas. ad infinitum das varandas. aprumam-se os ardilosos pavões das prisões. a pele sangra. o bestiário à beira do abismo. o inventário da caça. a cal das ossadas de sombra: o sujeito e o objecto.

luís filipe pereira

3 comentários:

Anónimo disse...

Extraordinário texto. Bestiário pleno de força imagética.pauta-o o fluxo antitéctico, revelador de um humanismo profundo:humano demasiado humano, numa visão além do humano e do animal. Grande escritor. Parabéns.

Anónimo disse...

Gostei deste fragmento pela "zoografeia" pela sequência de imagens reveladas e pela possibilidade que dá ao leitor de busca: estilo de escrita; linguagem; vocabulário; vida e obra de Pierre Bonnard - O gato branco!-

No início era o ovo! A vida em plena liberdade e união. Suave. Compreendida. Grata.
O ovo não resguardado é então quebrado. A comunicação é agora o "circo" circunscrito. Engaiolado e/ou enjaulado. Doloroso: "a pele sangra".
Fica o aplauso? Sim. Na criatividade do texto!

DiteApolinario

Anónimo disse...

Esplêndido: força, imaginação, dramaticidade, a lembrar tigres de Júlio Pomar, cabras e vacas de Chagall, pássaros de Van Gogh, a violência da caça e da predação de Graça Morais, os "enjaulados" de Francis Bacon......................(já é o meu blog preferido!!!)
P. Viegas